Política de Privacidade

Veja como a IDTrust coleta e utiliza seus dados pessoais




Quando sua empresa contrata um serviço na plataforma Finanfor, ela fornece dados pessoais de terceiros com o objetivo de viabilizar a sua operação. Nós prezamos pela segurança dos seus dados, pelo respeito à privacidade dos seus colaboradores, funcionários e clientes e pela transparência e, por isso, criamos este documento para explicar como os seus dados pessoais serão tratados pela na plataforma Finanfor e quais são as medidas que aplicamos para mantê-los seguros.

Antes de falarmos sobre proteção, me permita nos apresentar, nós somos a iDtrust tecnologia de software LTDA, inscrito no CNPJ 18.897.498/0001-00, com sede na Cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, na Rua Cerqueira César, 2042, Centro, operamos, administramos e mantemos o Finanfor e o Financard e fazemos parte do Grupo Captalys, e segundo a definição trazida pela Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD” (Lei Federal nº 13.709.2018), na maioria dos casos seremos o processador das informações enviadas pela sua empresa, sendo assim, responsável por tratar e proteger os dados pessoais de acordo com as suas instruções.

Para facilitar a compreensão desta política, todas as vezes que encontrar o termo plataforma(s), estamos falando do Finanfor, do Financard, e dos sites e mídias sociais da iDtrust, os termos “nós” ou “nossos”, estamos nos referindo ao papel de operador dos dados pessoais, ou seja, a iDtrust processando os dados compartilhados pela sua empresa e, todas as vezes que ler “usuário”, “você”, “seu”, “sua”, “Cliente”, nos referimos a você e sua empresa, nosso cliente ou usuário das nossas plataformas. Quando nos referirmos aos dados pessoais onde coletamos e tratamos, seremos os controladores, e usaremos os termos explícitos de cada tratamento conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados.

Antes de começarmos a falar em tratamento de dados pessoais, precisamos explicar que segundo a LGPD existem duas categorias para dados pessoais, os dados comuns e os dados sensíveis. Você pode encontrar as definições desses tipos de dados nos artigos 7 e 11 da Lei Geral de Proteção de dados. A iDtrust armazena e opera apenas dados pessoais comuns em sua plataforma, porém, apesar do rótulo esses dados são classificados como confidenciais pela iDtrust, por isso recebem os mais altos níveis de controles de segurança da informação.

  1. Quais os dados coletados pela iDtrust:
    1. Gestão de Carteira de Crédito
      • Nome completo
      • Número do CPF
      • Endereço de e-mail
      • Número de celular
      • Data de nascimento
    2. Durante o cadastramento no site
      • Nome completo
      • Endereço de e-mail
      • Número do telefone
      • Cargo ou função
      • Localização Geográfica
    3. Durante o processo de formalização
      • Assinatura digital
      • Assinatura eletrônica
    4. Durante o processo de adesão do Fornecedor ao Finanfor
      • Nome Completo
      • Endereço de e-mail
      • Número do CPF
      • Fotocópia do RG ou CNH dos sócios
      • Fotocópia do Contrato social
    5. Durante a navegação nas plataformas
      • Endereço de IP;
      • Informações sobre o navegador utilizado para a navegação;
      • Localização Geográfica;
  2. Quais dados pessoais operamos:
    1. Para a produção de CCB pelo Financardo
      • Nome completo
      • Número do CPF
      • Número do RG
      • Gênero
      • Estado Civil
      • Naturalidade
      • Data de nascimento
      • Dados de endereço
      • Assinatura digital
    2. Para o registro da CCB junto a Instituição financeira pelo Financard
      • Nome completo
      • Número do CPF
      • Número do RG
      • Gênero
      • Estado Civil
      • Naturalidade
      • Data de nascimento
    3. Para a produção de Nota Promissória
      • Nome completo
      • Número do CPF
      • Número do RG
      • Dados de endereço
      • Assinatura digital
      • Assinatura eletrônica
    4. Para a produção de CDCA
      • Nome completo
      • Número do CPF
      • Endereço IP
      • Assinatura digital
      • Assinatura eletrônica
    5. Para a produção de CPRF
      • Nome completo
      • Número do CPF
      • Endereço IP
      • Assinatura digital
      • Assinatura eletrônica
  3. Como nós utilizamos os dados pessoais:

    Os dados pessoais contidos nos documentos produzidos pela iDtrust podem ser compartilhados com terceiros para a produção de assinatura eletrônica, registro da CCB em instituição financeira e outros participantes da operação. Produzimos e armazenamos esses documentos com dados pessoais por 5 (cinco) anos com a finalidade de garantir o exercício regular de direitos dos nossos clientes.

    Os dados pessoais armazenados podem ser utilizados para garantir o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou garantir o exercício regular de direitos dos nossos clientes. Nesses casos, podemos, inclusive, utilizar e apresentar as informações em processos judiciais e administrativos, se necessário, e para investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e crimes de lavagem de dinheiro e/ou de financiamento ao terrorismo.

    Podemos utilizar esses dados também para colaborar com o cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.

    Para garantir a privacidade dos dados, mantemos todos os documentos e dados armazenados encriptados com criptografia forte, protegidos por credenciais e monitorados para qualquer tipo de acesso.

    Nós utilizamos também os dados pessoais coletados para garantir um atendimento de qualidade e uma melhor experiência durante o uso da plataforma. Listamos abaixo as finalidades que poderemos utilizar seus dados pessoais: Nós utilizamos também os dados pessoais coletados para garantir um atendimento de qualidade e uma melhor experiência durante o uso da plataforma. Listamos abaixo as finalidades que poderemos utilizar seus dados pessoais:

    1. Dados cadastrais do usuário
      • Para viabilizar a prestação de serviços disponíveis em nosso atendimento
      • Para realizar o atendimento de solicitações e dúvidas em nossa Central de Atendimento
      • Para identificar e autorizar corretamente o Usuário na plataforma
      • Para entrar em contato com o usuário, quando necessário. Esse contato pode contemplar diversos assuntos, como: comunicação sobre procedimentos e operações, respostas a dúvidas, respostas de reclamações e solicitações, atualizações dos serviços da plataforma, resolução de problemas técnicos e notificações sobre as operações.
      • Para auxiliar no diagnóstico e solução de problemas técnicos da plataforma. Para desenvolver novas funcionalidades e melhorias, melhorando a sua experiência com os nossos serviços disponíveis.
      • Para colaborar com o cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
    2. Dados de cadastramento no site
      • Para entrarmos em contato com você para possível aquisição de nossos serviços
      • Para enviar notícias, atualizações e promoções.
    3. Dados do processo de formalização
      • Para viabilizar a confecção e a assinatura de contratos, termos de cessão, cartas de endosso
      • Para formalizar a transferência de direitos creditórios através de endosso
    4. Dados do processo de adesão do Fornecedor ao Finanfor
      • Para identificar e verificar os dados cadastrais da empresa
      • Para identificação dos sócios presentes no contrato social
      • Para a viabilização da assinatura digital e eletrônica
    5. Dados de navegação
      • Para viabilizar a auditoria das ações do usuário na plataforma
      • Para detectar possíveis fraudes, mau uso ou problemas técnicos da plataforma
      • Para realizar investigação interna ou cumprir ordem judicial.
         
  4. Com quem podemos compartilhar os dados pessoais:

    Para a execução das atividades acima listadas, sempre que necessário, nós poderemos compartilhar os dados pessoais com outras empresas, com prestadores de serviço, parceiros ou com órgãos reguladores. Jamais comercializamos dados pessoais ou enviamos material de propaganda de terceiros aos nossos usuários. Apresentamos a seguir um resumo destas possibilidades:
    • Prestadores de serviço: para que possamos disponibilizar nossos produtos e prestar os nossos serviços com qualidade, contamos com a colaboração de diversos prestadores de serviço, que tratam os dados pessoais compartilhados com a iDtrust de acordo com nossas instruções. Esses prestadores de serviço atuam principalmente para nos auxiliar nas análises antifraude, assinatura eletrônica, serviços bancários e financeiros.
       
    • Autoridades judiciais, policiais ou governamentais: nós devemos fornecer dados pessoais de Clientes e/ou Usuários, em atendimento à ordem judicial, solicitações de autoridades administrativas, obrigação legal ou regulatória, bem como para agir de forma colaborativa com autoridades governamentais.
       
    • Potenciais compradores: podemos compartilhar os dados pessoais com outras empresas as quais a iDtrust conclua uma negociação de venda ou transferência de parte ou da totalidade da atividade comercial, negócio ou operação. Caso a venda ou transferência não sejam consumadas, será imposta ao potencial comprador contrato de não divulgação e restrição de uso de dados para que não faça uso e não divulgue os dados pessoais de qualquer maneira ou forma, apagando-os por completo.
       
  5. Armazenamento e segurança dos dados pessoais:

    iDtrust armazena seus dados de forma segura em data centers localizados no Brasil, bem como no exterior. Neste caso de armazenamento no exterior, são adotadas todas as medidas legais aplicáveis, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e suas futuras regulamentações, garantindo a proteção dos seus dados pessoais e resguardando sua privacidade e dos seus clientes. Mantemos esses dados em datacenters no exterior para garantir a continuidade de nossos serviços e negócios. Nenhum processamento de dados pessoais é feito pela plataforma fora do Brasil, todavia, em caso de indisponibilidade dos serviços hospedados no Brasil, podemos provisoriamente fazer o processamento no exterior até que o serviço se reestabeleça no Brasil.

    Nós adotamos as melhores práticas para proteger os dados pessoais compartilhados conosco ou coletados de acessos não autorizados, destruição, perda, alteração indevida, vazamento ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

    Aplicamos inclusive mecanismos de criptografia e tokenização. Ressaltamos, contudo, que nenhuma plataforma é completamente segura. Se você tiver qualquer preocupação ou suspeita de que os seus dados estejam em risco, por favor, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento que ficaremos felizes em te auxiliar prontamente.

    Seus dados pessoais coletados durante o processo de contratação serão mantidos durante todo o período que sua empresa for cliente ativo da iDtrust para que possamos garantir o cumprimento do contrato. Após esse período, podemos armazenar os seus dados pessoais por um período adicional para fins de auditoria, exercício regular de direitos, para possibilitar o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Faremos a retenção dos seus dados pelo prazo necessário, respeitando os prazos estabelecidos na legislação aplicável.

    Os dados pessoais compartilhados com a iDtrust para viabilização de operações pela plataforma ou produzidos por ela serão mantidos por um prazo de 5(cinco) anos, para possibilitar o exercício regular de direitos de nossos clientes. Esse prazo pode ser estendido conforme legislação específica ou manifestação expressa do controlador. O contrato de prestação de serviços e o termo de adesão à plataforma conterão os termos, finalidades e condições para processamento dos dados pessoais conforme determinado pelo controlador, de acordo com esses termos o período de retenção pode ser alterado.

  6. Tecnologias de monitoramento:

    Podemos utilizar certas tecnologias de monitoramento como cookies, web beacon, pixels e google analytics para coletar as informações das atividades realizadas nas nossas plataformas e sites de forma automatizada. As informações coletadas por meio de tais tecnologias são utilizadas para realizar métricas de performance do sistema, identificar problemas no uso, captar o comportamento dos Usuários de forma geral.
     
  7. Direitos do titular dos dados pessoais:

    A transparência sobre o tratamento dos seus dados pessoais é prioridade para a iDtrust. Além das informações disponibilizadas nesta Política de Privacidade, o titular pode também exercer os direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados, entre eles:
    1. Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais.
    2. Acesso aos dados pessoais.
    3. Revogação do consentimento.
    4. Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.
    5. Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento ou desnecessários, excessivos ou quando entender que algum ponto da LGPD não foi atendido.
    6. Informação sobre as hipóteses de tratamento e com quais empresas, parceiros e outras instituições podemos compartilhar, ou receber dados pessoais referentes a você.
    7. Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa, quando aplicável.
    8. Todas as solicitações serão tratadas de forma gratuita, e serão submetidas a uma prévia avaliação da identidade e da viabilidade do atendimento, a fim de cumprir com eventuais obrigações legais ou regulatórias que impeçam o completo atendimento das requisições dos titulares de direito.
       
  8. Retenção e eliminação dos dados pessoais:

    Nós trataremos os dados pessoais compartilhados conosco ou coletados com elevados níveis de proteção e garantindo a privacidade, a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade durante todo o período que tivermos a posse deles, ou, quando operador, pelo tempo que o controlador determinar para a prestação de nossos serviços.

    Quando aplicável, e mesmo se o titular ou controlador optar por excluir seus dados pessoais da nossa base de cadastro, a iDtrust poderá reter alguns ou todos os esses dados pessoais por períodos adicionais para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da iDtrust em eventuais ações judiciais, fins de auditoria, ou outros prazos definidos e fundamentados por hipóteses de tratamento que justifiquem sua retenção.

  9. Fale conosco:

    Sempre que você tiver alguma dúvida sobre esta Política de Privacidade, mesmo após sua leitura, ou precisar interagir conosco sobre assuntos envolvendo os seus dados pessoais, poderá fazê-lo por meio dos nossos canais de atendimento disponíveis no site www.idtrust.com.br, solicitando as opções sobre a privacidade dos seus dados pessoais, sempre que disponível ou pelo e-mail do Encarregado de Dados: encarregado@idtrust.com.br

    Recomendamos que verifiquem a versão atualizada desta Política de Privacidade sempre que navegarem em qualquer das nossas plataformas.

    Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.